• Saber Mais para melhor Servir
Comandante »  Mensagem do Comandante

Mensagem do Comandante

A Comunicação Humana é um fenómeno complexo variado e múltiplo nas suas formas. Articula os processos com o desenvolvimento da vida em sociedade e facilita a adaptação do ser humano ao seu ambiente. Mas, se não quisermos que se produzam mais adaptações a um ambiente cada vez mais plural- comunicacional devemos facilitar em maior medida o controlo dos seus recursos tanto a nível cognitivo, como político ou administrativo.

A explosão da informação daquilo que muitos denominam de era pós – moderna, obriga a descoberta de meios para reproduzir, tratar e transmitir. Além disso a tecnologia desenvolvida aumenta a probabilidade das informações e a velocidade da difusão. Estamos pois perante uma nova sociedade surgida do desenvolvimento das telecomunicações e da Informática. Estes meios são recursos patentes para o desenvolvimento individual e colectivo, mas só se dispusermos da sua utilização para esse fim.

Um primeiro passo para a consecução deste propósito é a desmistificação dos meios. O conhecimento funcional e operativo das mesmas, assim como o acesso ao seu manuseamento são duas vias de interesse.

Com a criação deste “Site” proceder-se-á a divulgação de um conjunto diversificado de informações que reflectem embora parcial, o objectivo social do ISFAN  e a divulgação da sua imagem e a do Ramo em geral no concernente a formação de Oficiais do Quadro Permanente da FAN.

O olhar futuro é uma nota de peso que comporta a acção do ISFAN, aos desafios de um mundo cada vez mais exigente e dinâmico.

O ISFAN prosseguirá em sua notável missão, esta  actividade intelectual que  é de importância capital  sendo o combustível  por trás da liderança  e da visão necessária a dar continuidade a transformação da Força Aérea Nacional, por forma a estarmos preparados para nos defrontarmos com os desafios do milénio (guerra contra o terrorismo, quanto além dela). A nação  espera isso de nós e isso será o que nós faremos.

Os resultados dessas mudanças é um claro foco sobre o desenvolvimento das nossas capacidades combinadas, proporcionando maior vantagem possível aos Comandantes para ganhar as guerras pois que o ambiente em evolução no século XXI leva a crer que os nossos líderes tenham de contar com habilidades mais esmeradas no domínio estratégico.      Essa premissa leva-nos a concluir que a FAN, precisa implementar mudanças para produzir oficiais versados em estratégia e dotados de experiência para que possam fazer face aos desafios que lhes serão apresentados pelas incertezas do futuro.

Relacionando alguns destes desafios buscando possíveis soluções, implica um sistema substancialmente modificado dando cursos de pós - graduação, ou de promoção.

As questões relacionadas ao ISFAN, são de importância fundamental devido aos desafios da presente conjuntura.

Além do mais Angola conquistou a Paz e tem concretizado os seus planos  de crescimento económico e social bem como ao tão almejado desenvolvimento.

A manutenção e conservação das conjunturas já alcançadas dos diferentes projectos implica a superação e a elevação cada vez mais dos níveis de conhecimentos aos domínios além paralelo, exigem que se estendam as varias questões da defesa e segurança.

Diante das dificuldades prevalecentes e dos desafios internos regionais e internacionais, a segurança nacional tem que ser pensada de forma confiante e de maneira transversal .

Este propósito é responsabilizado pela Constituição da República de Angola e pela lei da defesa nacional, e das Forças Armadas. Assim é oportuno o surgimento do ISFAN.

Estatística